segunda-feira, 27 de junho de 2011

Valência

Sebastian Vettel celebrates victory

Pode uma temporada de F1 dominada por um só piloto ser boa? Pode. Tanto pode que vem sendo este ano. Desde a primeira prova vimos grandes duelos e muitas ultrapassagens. Umas mais artificiais (quando o cara passa no meio da reta e faz a freada sem esforço, por conta da asa móvel), outras mais disputadas, por fora, travando roda, enfim, a temporada está sendo boa neste sentido. Mas ainda existem pistas como de Valência e pilotos como Webber, Massa e Alonso.
“Ah, mas o Alonso passou o Webber!”. Sim, passou. Mas depois ficou lá andando rápido, mas sem chegar perto do Vettel. E convenhamos, o Webber é fraco no duelo. Massa largou muito bem como sempre. Como sempre ficou para trás depois. A reta dos boxes é longa com uma curva leve à direita, no meio. Então se um piloto larga mal, como o Alonso sempre larga (com exceção de Barcelona), ele ainda tem chances de se recuperar até a primeira freada. Acho que o Massa devia jogar mais F1 no PS3. Eu sabia que na primeira curva, na largada, a melhor opção é ir por fora, como fez o Alonso. O Massa pulou para terceiro logo nos primeiros dez metros e tentou por dentro do Webber na freada para tentar a 2ª posição. Se tentou, por que não foi? Colocasse o carro do lado e deixasse o Webber (que como eu já disse é fraco em duelo) esparramar-se para cima do Alonso que, aliás, deve ter jogado o F1 no PS3 e passou o Massa sorrateiramente por fora. Como sempre faço no PS3. Mas isto não é videogame, dirão vocês. Em primeiro lugar não chame de videogame e sim simulador, por favor. Em segundo quem é fã de F1 e joga (bem) este jogo sabe do que eu estou falando. Até os pilotos profissionais concordam comigo. Mas isto é assunto para outro post.
Sebastian Vettel leads into turn two at the start
A corrida até que teve alguns duelos, como as curvas roda a roda do Schumacher com o Maldonado (já começa a preocupar o Rubinho este rapaz) e com o Petrov, de Kobayashi, Rubinho, Petrov e Alguersuari e Di Resta brigando, travando roda como numa corrida de kart, a ultrapassagens mais ou menos do Alonso sobre o Webber e só. Para uma temporada como esta a corrida foi bem chata. Depois de Mônaco achei que não teria mais corrida sem graça. Mas esta foi de dar sono. Ainda acho que é culpa dos pilotos. Se o Hamilton não tivesse errado na largada talvez as disputas pelas primeiras posições fossem mais interessantes.
Michael Schumacher clips his front wing against Vitaly Petrov's Renault
 Aliás, e as McLaren hein? Tão tomando pau das Ferrari. Acho que as limitações no mapeamento do motor (tem que ser o mesmo para classificação e corrida, a partir desta prova) afetaram mais a McLaren do que a Red Bull. Hamilton conseguiu a terceira posição no grid no braço. Já Button foi mal o fim de semana todo. Não houve tática que o ajudasse desta vez. Na última corrida toda a imprensa ficou incensando o piloto inglês devido a sua vitória no Canadá. Eu disse na ocasião que foi muito mais sorte do que qualquer outra coisa. Nenhum piloto é excepcional somente em algumas provas. Isto o Massa e o Rubinho também já foram. Tem que ser como Vettel. Ser excelente sempre. Mesmo Vettel ainda não é gênio. Faltam umas corridas heróicas, de recuperação, passando todo mundo. Mas confesso que torço para que isto aconteça.
No resto, a Mercedes como sempre caiu muito de produção na corrida, a Williams demonstra uma pequena melhora (Maldonado evoluiu mais que o time), a Renault desceu e se juntaram a Sauber, Force Índia, Williams e Toro Rosso. Sem Kubica, a equipe não consegue tocar o desenvolvimento do carro. Heidfeld está ameaçado. Consta que foi chamado visando o desenvolvimento do carro, pela fama de bom acertador de carro que tem. Mas o alemão não tem correspondido nem neste quesito. Todos os pilotos que tiveram esta como qualidade principal, não chegaram a lugar algum. Deviam ser mecânicos e projetistas então. Acho que está na hora de testar o Bruno Senna. Pelo menos tem mais personalidade que Heidfeld.
Como li no blog do jornalista Victor Martins, uma corrida onde o Kobayashi não andou bem e foi apagado não pode ter sido boa.
Ainda bem que a próxima prova, em Silverstone, tem tudo para ser diferente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário