No mundo inteiro se comenta que o
mercado brasileiro de automóveis é a bola da vez na indústria automobilística.
Longe de ser uma vantagem para nós consumidores, as montadoras olham para
mercados emergentes como o Brasil a chance de aumentar seus lucros. Somos alvo
de projetos de carros ultrapassados ou de projetos exclusivos de carros ruins,
alegando ser de baixo custo. Com isso recebemos em nosso mercado, carros como
Chevrolet Cobalt, Chevrolet Celta, Fiat Uno (modelo antigo), Peugeot 207 (na
verdade um 206 e meio), Renault Logan e Sandero e por aí vai. A desculpa das
montadoras é de que carros mais avançados como os que são feitos na Europa,
Japão e Estados Unidos ficariam muito caro aqui.
Pois bem. Seria uma verdade se
essas carroças não custassem tão caro. Hoje um carro na faixa de R$ 30 mil é
considerado barato. Aonde? Com este valor, em torno de US$ 15 mil, a oferta de
carros no exterior é extensa e os modelos são infinitamente melhores: Ford New
Fiesta, Opel Corsa, Honda City, Ford Focus, Hyundai i30, Opel Astra. Todos
estes modelos de novas gerações que não chegaram por aqui ainda, com exceção do
New Fiesta e Honda City, que aqui custam bem mais caro, na casa de US$ 26 mil.
Mas algumas montadoras prometem
novidades para este ano. Dentre elas a Hyundai, que promete oferecer o ótimo HB
20 na casa dos R$ 30 mil. A Toyota também busca oferecer seu projeto para
países emergentes, o Etios. É o carro horrível e sem graça da foto abaixo.


Sinceramente, parece que os
projetistas estavam com raiva da vida quando projetaram esse carro. Ou a
diretriz da empresa foi: custo reduzidíssimo, ao extremo, para termos uma
margem de lucro gigante.
Bom, pelo menos esperávamos que
ele já tivesse a já consolidada qualidade dos carros japoneses e preço baixo,
abaixo dos R$ 30 mil. Mas hoje foram divulgados os preços: parte de R$ 35 mil e
pode chegar a R$ 48 mil!!!!
Que isso Toyota? Vocês estão
loucos? Não, não estão. Louco será quem aceitar pagar este valor para este
carro sem o mínimo de tecnologia e design. Quem comprar este carro por este
preço estará passando atestado de ignorância.
Com estes preços e este projeto
ridículo, a Toyota demonstra o total desprezo com o consumidor brasileiro e
ainda deixa claro que seu único objetivo é o lucro a qualquer custo. Nem com
sua imagem está preocupada.
E deixa bem claro: brasileiro não
gosta e não entende de carro. Compra qualquer porcaria a preços absurdos.
Por isso, somos os “idiotas da
vez”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário