sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Segurança para gringo ver



O que isso nos mostra, além da irresponsabilidade de quem dirige estas máquinas em alta velocidade em vias públicas? Que os carros esportivos do primeiro mundo são infinitamente mais seguros que nossos carros “normais”.
Aqui no Brasil, principalmente, equipamentos de segurança como barras de proteção, airbags em profusão (para cabeça, joelhos, entre os bancos e até para pedestres), células de sobrevivência (cockpits reforçados) são apenas miragem. Até o aço usado na fabricação de nossos veículos é mais vagabundo que o usado nos mesmos modelos fabricados lá fora.
Recentes crash-tests realizados por órgãos especializados na América latina (LatinNcap) e Europa (EuroNcap) demonstraram que um mesmo modelo fabricado aqui e na Europa teve deformação diferente, bem menos eficiente aqui do que lá fora. Carros como Nissan March e Ford Focus tiveram desempenho pior no LatinNcap do que nos testes realizados com estes mesmos carros no EuroNcap. Apesar de o Ford Focus ter obtido o melhor resultado do LatinNcap, não é tão eficiente quanto seu irmão europeu.
Já os carros que são feitos exclusivamente para o mercado brasileiro então, como os populares Chevrolet Celta, Volkswagen Gol, Fiat Uno, por exemplo, foram sumariamente reprovados nos testes. Em uma batida frontal a míseros 60 km/h eles se desmancham, entortam teto, colunas e compromete toda a estrutura.
Ou seja, se você estiver em uma bomba destas e sofrer um acidente na estrada, só escapa da morte por milagre.
Já se você for o feliz proprietário de um carrão importado, as chances de apenas ter ferimentos leves são grandes.
No automobilismo de competição os carros são muito seguros e as ocorrências de morte são muito raras, pois o ponto onde os carros mais evoluíram foi exatamente na segurança. Quem gosta de corridas e acompanha na TV ou internet se impressiona com acidentes espetaculares onde os pilotos saem sem nenhum arranhão. Eles não possuem airbag (poderiam ser acionados somente com a força bruta das frenagens), mas possuem gaiolas de aço reforçando toda a estrutura, bancos envolventes que protegem o corpo e a cabeça dos pilotos e cintos de segurança que prendem bem o corpo no banco. Esta foi a maior contribuição das corridas para carros esportivos como Ferrari, Lamborghini, Camaro, Porsche. Por que não tornar obrigatório todos estes equipamentos para todos os carros?
Mas não somente esportivos. Carros “normais”, mas de luxo, como sedans da Mercedes, BMW, Audi, por exemplo, são extremamente seguros, pois possuem os equipamentos acima, apesar de não serem exatamente esportivos.
Não é só a velocidade que mata, mas também a falta de segurança de nossas carroças, estradas e vias ruins e mal sinalizadas e principalmente a falta de preparo de nossos motoristas.
Afinal, mesmo com um carro seguro que te proteja, se você não tiver habilidade, reflexos e principalmente consciência, você pode causar acidentes. Você pode não se ferir, mas com certeza matará alguém. Ainda mais por que brasileiro acha que dirige bem e isso é uma dos maiores enganos que existe. Mas este é assunto para outro post.
Enquanto isso vejam abaixo um vídeo de um acidente na competição de subida de montanha de Pikes Peaks 2012 nos EUA. O piloto nada sofreu. Milagre? Não, segurança!





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