sábado, 28 de julho de 2012

Flying Hamilton



Foi fácil. Logo na primeira tentativa Lewis Hamilton cravou as três melhores parciais. E ainda reclamou pelo rádio que perdeu um pouco de tempo atrás de Maldonado. Achava que poderia ser mais rápido. E foi. Na última tentativa, baixou da casa de 1.21seg. Enfiou mais de 0.400seg. no Grosjean, que mais uma vez andou muito bem e vem se consolidando como o novo “leão de treino”, adjetivo já usado para rotular pilotos como Mark Webber e outrora Nigel Mansell, este o verdadeiro Leão, como era apelidado o saudoso piloto Inglês, campeão de 1992. Sebastian Vettel se recuperou no fim de semana e ficou em terceiro, muito mais rápido do que Webber, que ficou no Q2.
Jenson Button da McLaren em quarto (confirmando a melhora da equipe, pelo menos nesta pista), Kimi Raikkonen (que todos esperavam que fosse dividir a primeira fila com Hamilton) da Lotus em quinto, Alonso em sexto e Massa colado atrás em sétimo, a apenas 0.00:66seg do espanhol.
Maldonado em oitavo, Bruno Senna em nono e o rápido Hulkenberg da Force India fechando os dez primeiros.
Veja o grid abaixo:

POS
PILOTO
EQUIPE
TEMPO
1'20"953
1'21"366
1'21"416
1'21"583
1'21"730
1'21"844
1'21"900
1'21"939
1'22"343
10º
1'22"847
11º
1'21"715
12º
1'21"813
13º
1'21"895
14º
1'21"895
15º
1'22"300
16º
1'22"380
17º
1'22"723
18º
1'23"250
19º
1'23"576
20º
1'24"167
21º
1'25"244
22º
1'25"476
23º
1'25"916
24º
1'26"178

Andaram muito bem os brasileiros hoje, mas confesso que esperava mais deles. Massa está muito rápido em Hungaroring, pista onde sofreu o pior acidente de sua carreira em 2009, quando uma mola se desprendeu do carro de Barrichello e acertou sua cabeça. Tinha grandes chances de se classificar na frente de Alonso, que andou meio apagado no fim de semana. Com o espanhol largando na frente, Massa terá que fazer jogo de equipe e escoltar Alonso até o final da corrida. Bruno também esteve rápido durante o fim de semana, figurando sempre entre os primeiros nos treinos (foi terceiro no último treino livre hoje de manhã). Por isso era esperado um desempenho melhor, algo entre quarto e quinto, o que seria uma façanha, mas totalmente factível. Sempre mais rápido que Maldonado, seu companheiro de equipe, acabou ficando atrás do venezuelano no grid final. Não sei se ele atingiu o limite do acerto do carro e não dava para tirar mais ou se faltou concentração nas suas duas últimas tentativas. Mas era esperado que fosse além da nona posição.
De qualquer forma ambos ficaram entre os dez primeiros e tem grandes chances de marcar bons pontos amanhã. Massa sempre larga bem, mas estará limitado pela largada de Alonso. Senna precisa ir pra cima e, quando não faz merda, larga muito bem também. Diferente da prova passada vão largar mais á frente do pelotão intermediário, “onde as merdas acontecem”.
Pelotão este onde ficaram as Schumacher e Rosberg (Mercedes), Di Resta (Force India) e Webber (Red Bull). Todos eliminados no Q2. A Mercedes não consegue manter uma constância e seus pilotos ou largam entre os primeiros, ou ficam no Q2 ou até no Q3.
Webber demonstra o piloto medíocre que sempre foi. Quando seu carro está muito bom anda bem, mas tirar no braço como faz Vettel e Alonso, ele não consegue.
Interessante como as equipes não conseguem manter uma hegemonia em todos os circuitos. A cada prova um carro se mostra mais rápido. Hoje foi a McLaren, como foi a Ferrari na Alemanha, a Red Bull na Inglaterra, a Mercedes no Bahrein, A Williams em Barcelona e a Lotus, que anda bem nos treinos, mas não conseguiu ainda vencer. Isto mostra o quanto está incrível e disputado este campeonato de 2012.
O circuito de Hungaroring, como eu disse ontem, não oferece muitos pontos de ultrapassagem, portanto Hamilton pode vencer fácil amanhã e renascer no campeonato. Assim como Vettel que pode surpreender e superar Hamilton na largada ou nos boxes. Já Grosjean, bem... sempre faz merda nas largadas, não dá para confiar muito. Embora fosse legal ver a Lotus vencer eu gostaria que fosse com Raikkonen. Acho que ele merece mais por ser mais competente em corrida.
Com Alonso largando mais atrás, Hamilton e Vettel tem grandes chances de diminuir a diferença para o espanhol e dar uma mexida no campeonato. Mas o que importa é que a corrida seja bem disputada e cheia de pegas como tem sido esta temporada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário