segunda-feira, 30 de julho de 2012

GP da Hungria 2012
















Que corrida chata! Já era esperado, mas confesso que eu tinha alguma esperança de que tivesse ao menos alguns pegas. Deu sono. Fica difícil até comentar, mas vamos lá.
A largada começou com um erro meio pastelão de Schumacher. Quando as luzes amarelas se acenderam, todo mundo achou que foi algum erro ou problema no sistema. Autorizaram uma nova volta de apresentação. Foi quando vimos o Schumacher parado no grid e as bandeiras amarelas agitadas no fundo do grid. Schumacher disse pelo rádio que viu as luzes amarelas se acenderem e desligou o carro para não aquecer. Na hora já achei que era migué. Só hoje fiquei sabendo o que aconteceu. Schumacher errou sua posição de largada. Em vez de alinhar na 17º posição, que era a sua, alinhou na 19º e desalinhou todo o grid atrás dele. Teve que largar dos boxes, parou na segunda volta para antecipar a troca de pneus e excedeu o limite de velocidade nos pits. Drive through e corrida arruinada. Parou poucas voltas depois.  De certo envergonhado com tantos erros. Parecia um estreante.
 Na largada de verdade, Lewis freou muito tarde e quase passou reto, tendo que fritar pneu, mas conseguiu manter a ponta. Grosjean manteve-se em segundo. Vettel tentou passar Grosjean, não conseguiu e ainda acabou perdendo a terceira posição para Button. Alonso largou bem e passou Raikkonen por fora na curva dois. Webber largou melhor ainda e pulou de 11º para oitavo. Massa largou mal e caiu para nono. Bruno Senna largou muito bem e passou Massa, chegou a ficar lado a lado com Alonso, mas tirou o pé para não botar as rodas do lado de fora da pista. Acabou perdendo a posição para Webber. Maldonado mais uma vez largou muito mal e sumiu na prova.
Ao final da primeira volta os dez primeiros eram Hamilton, Grosjean, Button, Vettel, Alonso, Raikkonen, Webber, Senna, Massa e Hulkenberg.
Pronto. Fim de corrida.
Brincadeira, a prova ainda teve algumas alterações.
Raikkonen fez uma ótima prova. Reclamou do kers na largada, que o fez perder a posição para Alonso, mas se recuperou após as rodadas de pit-stops. Andou muito, em ritmo de classificação o tempo todo. Na segunda parada, saiu do box disputando a segunda posição com seu companheiro de equipe, tocando rodas e tudo. Grosjean foi empurrado para fora e Kimi assumiu a segunda posição. Foi a melhor ação da prova. Grosjean aceitou a manobra dizendo que faz parte da disputa. Grosjean, aliás, não fez merda na largada e correu bem, chegando em terceiro. Quando estava em segundo chegou a pressionar Hamilton, mas sem chance de conseguir aproximação para ultrapassá-lo. Raikkonen também tentou pressionar Hamilton, mas também não foi suficiente. Chegou colado no inglês.  
Hamilton ganhou sem problemas. Não foi um passeio, teve alguma pressão de Grosjean e de Raikkonen, mas a McLaren trabalhou muito bem nas paradas de boxes e conseguiu manter Hamilton na ponta. Considerando sua nova fase, digamos baladeira (só precisa melhorar o nível, pois, trocar a Nicole por barangas não dá), deve ter curtido muito a vitória em algumas casas suspeitas de Budapeste. Dizem que tem muito por lá.
Dos brasileiros, sentimentos distintos.
Massa foi muito mal e acho que volta das férias com aviso prévio da Ferrari. Falaram em uma volta de Raikkonen à Ferrari no ano que vem. Se for uma troca com Massa, acho que Massa sairá no lucro. Resta saber se a Lotus irá querê-lo.
Já Bruno Senna foi excelente. Desde os treinos de sexta, se mostrou forte e ficou sempre os primeiros. Fez uma ótima largada e quase ganhou a posição de Alonso. Depois fez uma belíssima ultrapassagem, por fora na curva dois, sobre Perez da Sauber. A melhor ultrapassagem da prova (de meia dúzia que teve). Segurou no braço o Button após os primeiro pits e depois Webber na parte final da prova, chegando em sétimo. Só não leva nota 10 porque não arriscou passar o Alonso na primeira curva. Tirou o pé e acabou perdendo a posição para Webber. Também poderia ter conseguido até um pódio se tivesse largado em quinto ou sexto, o que era factível. Porém, sai de férias em alta e mostrando que, apesar da vitória iluminada de seu companheiro Maldonado na Espanha, é um piloto melhor que o estabanado venezuelano. A Williams mudará seus pilotos ano que vem. Maldonado traz mais dinheiro para a equipe, mas hoje a decisão mais sensata seria manter Bruno para a próxima temporada.
No final os dez primeiros foram Hamilton, Raikkonen, Grosjean, Vettel, Alonso, Button, Bruno Senna, Webber, Massa e Rosberg. A corrida foi uma procissão. A pista da Hungria é muito ruim para ultrapassagens. Até no simulador F1 2011 é difícil, imagina na real. A única reta é curta e a curva antes dela é difícil de fazer colado. Mesmo abrindo a asa não dá pra passar. Brochante.
A próxima prova é em Spa Francorchamps. Esta sim uma pista de verdade que pode ter muitos pegas e ultrapassagens. Mas será somente em 02 de setembro, após as tradicionais férias da F1. Até lá alguns pilotos terão motivos para comemorar e curtir tranquilo: Hamilton, Alonso, Raikkonen e Bruno Senna em alta.
Já Massa, Red Bull, Button, Maldonado, Mercedes e Sauber entrarão em férias na pressão e terão que abdicar muitos dias de folga para trabalhar duro nos simuladores.

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