
Então é isso? Vão deixar o Alonso
conquistar fácil seu terceiro título mundial? Convenhamos, o cara tá pilotando
muito, mas seus adversários não me parecem muito aptos a pará-lo. E a Ferrari,
hein? De carro péssimo no início da temporada para esta máquina que leva Alonso
às vitórias. Será que os italianos estavam blefando? É possível um carro
evoluir tanto? Obviamente o carro da Ferrari não era péssimo. Só precisava de
mais desenvolvimento. Que chegou agora e domina a temporada.
Ainda estamos na metade do
campeonato, mas com a diferença que Alonso impôs na tabela, já dá para
administrar até o fim. Claro que uma hora ou outra a sorte pode lhe faltar e a
Ferrari é danada a fazer algumas cagadas de vez em quando, mas com 35 pontos de
vantagem, ele pode abdicar de vitórias e se concentrar em apenas marcar o
máximo de pontos possível.
Alonso chegou a 30 vitórias na
carreira. Já é o quarto maior vencedor da história, atrás de Schumacher (97),
Prost (51), Senna (42) e Mansell (33). Também atingiu a marca de 21 pódios seguidos.
Essa é a estatística que mais impressiona e que ele perseguirá para se manter
no topo da tabela. Inteligente, ele sabe que a meta é buscar o pódio e acumular
pontos, mas como está muito rápido e conseguindo poles consecutivas, creio que
vencerá outras corridas na temporada. Inclusive
a do próximo domingo na Hungria.
A corrida até que foi boa, se
considerarmos as disputas intermediárias, pois na frente ninguém conseguiu
ameaçar Alonso.
Depois de mais uma pole
conseguida no braço, Alonso largou muito bem e eliminou ali qualquer chance de
ataque de Vettel ou Schumacher. Eles é que disputaram o segundo lugar, com
Schumacher chegando a por de lado na freada do hairpin. Mas Vettel consegui
manter a segunda posição.
Os brasileiros se deram mal logo
na largada. Massa bateu na traseira de Ricciardo da Toro Rosso e quebrou sua
asa dianteira, tendo que para nos boxes para trocar. Senna se enroscou com
Grosjean (bate muito esse Grosjean) e teve seu pneu dianteiro esquerdo furado,
indo também aos boxes mais cedo. Corrida acaba para os dois que só fizeram
figuração até o final sem marcar pontos. Fizeram uma péssima classificação e
largaram no meio do bolo, onde as merdas acontecem.

Hamilton também teve um pneu
furado nas primeiras voltas (passou em cima de detritos), teve que se arrastar
até os boxes e desanimou no início. Reclamou do carro e nitidamente queria
parar para não ter que se arrastar lá atrás. Fato inusitado ocorreu quando ele
encontrou os líderes na pista, como retardatário. Lewis apareceu no meio dos
primeiros colocados e percebeu que seu carro poderia andar na frente se não
tivesse tido problemas no início. Empolgou-se e mesmo com bandeira azul na cara
ultrapassou Button e Vettel (quê gesticulou bastante reclamando) e começou a
chegar em Alonso, tentando descontar a volta atrás, mas não conseguiu. Acabou
abandonando antes do fim, nitidamente por falta de vontade, estava em 17º.
Tirando Alonso disparando na
frente e Vettel tentando acompanhá-lo a corrida fervia do terceiro para trás.
Vários pegas e ultrapassagens. A melhor foi a de Raikkonen sobre Paul di Resta,
por fora, na curva Mercedes, quase tocando um no outro. Linda!
Bela ultrapassagem também de Schumacher
sobre o Hulkenberg na mesma curva.
Teve também Button escalando até
chegar a terceiro, passando Hulkenberg e Schumacher.
Raikkonen que passou Schumacher no
hairpin e tomou o “X”.
As belas disputas das Sauber com
as Force India, com ótimo resultado para Kobayashi (5º) e Perez (6º), com o
mexicano vindo da 17ª posição.
Outra bela ultrapassagem do
Kobayashi sobre Webber (que não fez nada na corrida) no hairpin, mudando de
fora pra dentro na freada, passando triscando a traseira da Red Bull
mergulhando por dentro.
Vettel passou a corrida toda
perseguindo Alonso sem chegar efetivamente, nem a asa aberta funcionava para ao
menos botar de lado do espanhol.
Curioso é que era Alonso quem acalmava
seu engenheiro: tá sussa, já é nosso, estou controlando. Tão preciso, afiado!
Na segunda rodada de pits, Button
parou primeiro e fez o pit mais rápido da história: 2,3 segundos para trocar os
quatro pneus. Alonso e Vettel pararam
juntos uma volta depois de Button e Vettel perdeu a 2ª posição para Button,
devido ao pit-stop recordista.
Button pressionou Alonso, mas não
conseguiu aproximação para ultrapassar. Ora o espanhol aproveitava o
retardatário para também abrir a asa, ora fazia melhor a curva 2 e não dava
chances de Button chegar mesmo com a asa aberta.
O último lance, na última volta
foi o mais polêmico: Vettel botou por de Button na freada do hairpin e ao
retomar a aceleração colocou o carro totalmente por fora da pista para
ultrapassar Button. O inglês até deixou espaço para Vettel, mas o alemão preferiu
não arriscar e foi por fora mesmo. Foi punido com 20s e ficou em quinto.
Punição exagerada. Ficou claro que Vettel deu um “migué”, mas francamente todos
fazem isso. Principalmente nas largadas, como em Spa. Se não é para usarem as
áreas de escape asfaltadas, coloquem pequenas lombadas como nas chicanes de
Monza, por exemplo. De qualquer forma, o máximo que caberia de punição seria
perder o segundo lugar, mas 20s foi exagero.
Não sei se era possível, mas acho
que faltou braço para Vettel e Button passar Alonso.
No final Alonso foi sempre controlando,
frio, rápido, sem erros, e venceu com categoria.
Após a punição de Vettel a
classificação do GP da Alemanha ficou com Alonso, Button, Raikkonen, Kobayashi,
Vettel, Perez, Schumacher, Webber, Hulkenberg e Rosberg (que vem apanhando do
Schumacher) nos dez primeiros. Massa chegou em 12ª e Senna em 17º. Mais um
péssimo resultado para os brasileiros.
Agora só nos resta torcer por uma
surpresa em na Hungria, pois se Alonso fizer a pole novamente, adeus. O
circuito de Hungaroring é um dos piores para ultrapassar. Temos que torcer para
uma recuperação da McLaren e de Hamilton, para termos algum pega lá na frente,
pois a Red Bull está falhando na perseguição ao Alonso.

" Toma Vettel "
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