quarta-feira, 25 de julho de 2012

GP da Alemanha 2012


Então é isso? Vão deixar o Alonso conquistar fácil seu terceiro título mundial? Convenhamos, o cara tá pilotando muito, mas seus adversários não me parecem muito aptos a pará-lo. E a Ferrari, hein? De carro péssimo no início da temporada para esta máquina que leva Alonso às vitórias. Será que os italianos estavam blefando? É possível um carro evoluir tanto? Obviamente o carro da Ferrari não era péssimo. Só precisava de mais desenvolvimento. Que chegou agora e domina a temporada.
Ainda estamos na metade do campeonato, mas com a diferença que Alonso impôs na tabela, já dá para administrar até o fim. Claro que uma hora ou outra a sorte pode lhe faltar e a Ferrari é danada a fazer algumas cagadas de vez em quando, mas com 35 pontos de vantagem, ele pode abdicar de vitórias e se concentrar em apenas marcar o máximo de pontos possível.
Alonso chegou a 30 vitórias na carreira. Já é o quarto maior vencedor da história, atrás de Schumacher (97), Prost (51), Senna (42) e Mansell (33). Também atingiu a marca de 21 pódios seguidos. Essa é a estatística que mais impressiona e que ele perseguirá para se manter no topo da tabela. Inteligente, ele sabe que a meta é buscar o pódio e acumular pontos, mas como está muito rápido e conseguindo poles consecutivas, creio que vencerá outras corridas na temporada.  Inclusive a do próximo domingo na Hungria.
A corrida até que foi boa, se considerarmos as disputas intermediárias, pois na frente ninguém conseguiu ameaçar Alonso.
Depois de mais uma pole conseguida no braço, Alonso largou muito bem e eliminou ali qualquer chance de ataque de Vettel ou Schumacher. Eles é que disputaram o segundo lugar, com Schumacher chegando a por de lado na freada do hairpin. Mas Vettel consegui manter a segunda posição.
Os brasileiros se deram mal logo na largada. Massa bateu na traseira de Ricciardo da Toro Rosso e quebrou sua asa dianteira, tendo que para nos boxes para trocar. Senna se enroscou com Grosjean (bate muito esse Grosjean) e teve seu pneu dianteiro esquerdo furado, indo também aos boxes mais cedo. Corrida acaba para os dois que só fizeram figuração até o final sem marcar pontos. Fizeram uma péssima classificação e largaram no meio do bolo, onde as merdas acontecem.
Hamilton também teve um pneu furado nas primeiras voltas (passou em cima de detritos), teve que se arrastar até os boxes e desanimou no início. Reclamou do carro e nitidamente queria parar para não ter que se arrastar lá atrás. Fato inusitado ocorreu quando ele encontrou os líderes na pista, como retardatário. Lewis apareceu no meio dos primeiros colocados e percebeu que seu carro poderia andar na frente se não tivesse tido problemas no início. Empolgou-se e mesmo com bandeira azul na cara ultrapassou Button e Vettel (quê gesticulou bastante reclamando) e começou a chegar em Alonso, tentando descontar a volta atrás, mas não conseguiu. Acabou abandonando antes do fim, nitidamente por falta de vontade, estava em 17º.
Tirando Alonso disparando na frente e Vettel tentando acompanhá-lo a corrida fervia do terceiro para trás. Vários pegas e ultrapassagens. A melhor foi a de Raikkonen sobre Paul di Resta, por fora, na curva Mercedes, quase tocando um no outro. Linda!
Bela ultrapassagem também de Schumacher sobre o Hulkenberg na mesma curva.
Teve também Button escalando até chegar a terceiro, passando Hulkenberg e Schumacher.
Raikkonen que passou Schumacher no hairpin e tomou o “X”.
As belas disputas das Sauber com as Force India, com ótimo resultado para Kobayashi (5º) e Perez (6º), com o mexicano vindo da 17ª posição.
Outra bela ultrapassagem do Kobayashi sobre Webber (que não fez nada na corrida) no hairpin, mudando de fora pra dentro na freada, passando triscando a traseira da Red Bull mergulhando por dentro.
Vettel passou a corrida toda perseguindo Alonso sem chegar efetivamente, nem a asa aberta funcionava para ao menos botar de lado do espanhol.
Curioso é que era Alonso quem acalmava seu engenheiro: tá sussa, já é nosso, estou controlando. Tão preciso, afiado!
Na segunda rodada de pits, Button parou primeiro e fez o pit mais rápido da história: 2,3 segundos para trocar os quatro pneus.  Alonso e Vettel pararam juntos uma volta depois de Button e Vettel perdeu a 2ª posição para Button, devido ao pit-stop recordista.
Button pressionou Alonso, mas não conseguiu aproximação para ultrapassar. Ora o espanhol aproveitava o retardatário para também abrir a asa, ora fazia melhor a curva 2 e não dava chances de Button chegar mesmo com a asa aberta.
O último lance, na última volta foi o mais polêmico: Vettel botou por de Button na freada do hairpin e ao retomar a aceleração colocou o carro totalmente por fora da pista para ultrapassar Button. O inglês até deixou espaço para Vettel, mas o alemão preferiu não arriscar e foi por fora mesmo. Foi punido com 20s e ficou em quinto. Punição exagerada. Ficou claro que Vettel deu um “migué”, mas francamente todos fazem isso. Principalmente nas largadas, como em Spa. Se não é para usarem as áreas de escape asfaltadas, coloquem pequenas lombadas como nas chicanes de Monza, por exemplo. De qualquer forma, o máximo que caberia de punição seria perder o segundo lugar, mas 20s foi exagero.
Não sei se era possível, mas acho que faltou braço para Vettel e Button passar Alonso.
No final Alonso foi sempre controlando, frio, rápido, sem erros, e venceu com categoria.
Após a punição de Vettel a classificação do GP da Alemanha ficou com Alonso, Button, Raikkonen, Kobayashi, Vettel, Perez, Schumacher, Webber, Hulkenberg e Rosberg (que vem apanhando do Schumacher) nos dez primeiros. Massa chegou em 12ª e Senna em 17º. Mais um péssimo resultado para os brasileiros.
Agora só nos resta torcer por uma surpresa em na Hungria, pois se Alonso fizer a pole novamente, adeus. O circuito de Hungaroring é um dos piores para ultrapassar. Temos que torcer para uma recuperação da McLaren e de Hamilton, para termos algum pega lá na frente, pois a Red Bull está falhando na perseguição ao Alonso.
" Toma Vettel " 

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