sexta-feira, 20 de julho de 2012

Hockenheimring


Desde a chegada de um certo Hermann Tilke na F1, algo de charme e desafio se perdeu. É inegável que este arquiteto alemão, responsável pelo desenho do traçado de quase todos os circuitos do calendário atual, trouxe mais segurança para a F1, com suas largas áreas de escape asfaltadas e pistas larguíssimas. Mas como todo amante da F1 dos anos 80, aprendi a amar alguns templos como Monza, Suzuka, Spa, Paul Ricard, Silverstone, Interlagos e Hockenheim.
Hockenheim sempre foi um dos meus circuitos prediletos. Veloz, desafiador, com suas longas retas no meio da floresta, onde os carros podiam aproveitar ao máximo o vácuo e sempre proporcionava muitas ultrapassagens e pegas.  Palco de vitórias épicas de Senna, dos pegas com Nigel Mansell, Piquet e sua briga com Eliseo Salazar em 1982, a primeira vitória de Barrichello, conquistada na raça e no braço, com pneus para pista seca na chuva. Vitória essa que marcou também a morte do circuito, pois a partir do ano seguinte a pista seria esquartejada por Hermann Tilke, transformando uma pista desafiadora em um circuito sem graça, sem desafios, chato. Hoje é um dos circuitos mais chatos da F1.
Mas a vida segue e o circuito ainda é capaz de proporcionar boas disputas, como no vídeo abaixo. 





Mesmo que os circuitos mudem, acho que sempre devem conservar seus traçados antigos para quem ainda quiser fazer corridas de macho. Foi então que entrei no Google Earth para ver o que havia sobrado das longas retas de Hockenheim no meio da floresta. Que tristeza! Acabaram com a pista. O mato tomou conta da pista e não há nem sinal de que ali havia uma pista. Por quê? Por que não mantiveram a as retas e chicanes, assim como fazem com o Nordscheleife? Por que destruíram o traçado antigo como fizeram com Interlagos? A velocidade era muito alta? Ainda é em Monza, China, Spa e até nos novíssimos “Tilkódromos” de Coréia do Sul e Índia. Claro que há mais áreas de escape, mas não poderiam melhorar isso em vez de destroçar os circuitos?
Hockenheim jamais voltará ser mítico como um dia foi. O mundo realmente está ficando chato.
Quase me esqueci. Hoje nos treinos livres, mezzo seco mezzo molhado, nada de relevante, pois a chuva quebra qualquer prognóstico. Apenas que Massa vem realmente melhorando, Alonso ainda é o melhor da turma, a McLaren mostrou certa melhora com novas laterais, Toro Rosso e seus pilotos andam bem na chuva, assim como Grosjean, da Lotus (que estreou um sistema de duplo DRS como o da Mercedes, que desloca o ar para a asa dianteira através de dutos internos quando aciona o DRS traseiro) e que Bruno Senna tem sido prejudicado por ter que ceder seu carro para Valteri Bottas nas primeiras sessões de sexta-feira, não tendo tempo de pista suficiente para encontrar melhor acerto.
Vamos aguardar a classificação amanhã para ver quem tem mais garrafa vazia para vender (como se dizia nos anos 80). Se chover de novo, vira loteria.
Abaixo um vídeo clássico para matar a saudade do Old Hockenheim.


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