Desde a chegada de um certo
Hermann Tilke na F1, algo de charme e desafio se perdeu. É inegável que este
arquiteto alemão, responsável pelo desenho do traçado de quase todos os
circuitos do calendário atual, trouxe mais segurança para a F1, com suas largas
áreas de escape asfaltadas e pistas larguíssimas. Mas como todo amante da F1
dos anos 80, aprendi a amar alguns templos como Monza, Suzuka, Spa, Paul Ricard,
Silverstone, Interlagos e Hockenheim.
Hockenheim sempre foi um dos meus
circuitos prediletos. Veloz, desafiador, com suas longas retas no meio da
floresta, onde os carros podiam aproveitar ao máximo o vácuo e sempre
proporcionava muitas ultrapassagens e pegas. Palco de vitórias épicas de Senna, dos pegas
com Nigel Mansell, Piquet e sua briga com Eliseo Salazar em 1982, a primeira
vitória de Barrichello, conquistada na raça e no braço, com pneus para pista
seca na chuva. Vitória essa que marcou também a morte do circuito, pois a
partir do ano seguinte a pista seria esquartejada por Hermann Tilke,
transformando uma pista desafiadora em um circuito sem graça, sem desafios,
chato. Hoje é um dos circuitos mais chatos da F1.
Mas a vida segue e o circuito
ainda é capaz de proporcionar boas disputas, como no vídeo abaixo.
Mesmo que os circuitos mudem,
acho que sempre devem conservar seus traçados antigos para quem ainda quiser
fazer corridas de macho. Foi então que entrei no Google Earth para ver o que
havia sobrado das longas retas de Hockenheim no meio da floresta. Que tristeza!
Acabaram com a pista. O mato tomou conta da pista e não há nem sinal de que ali
havia uma pista. Por quê? Por que não mantiveram a as retas e chicanes, assim
como fazem com o Nordscheleife? Por que destruíram o traçado antigo como
fizeram com Interlagos? A velocidade era muito alta? Ainda é em Monza, China, Spa
e até nos novíssimos “Tilkódromos” de Coréia do Sul e Índia. Claro que há mais
áreas de escape, mas não poderiam melhorar isso em vez de destroçar os circuitos?
Hockenheim jamais voltará ser
mítico como um dia foi. O mundo realmente está ficando chato.
Quase me esqueci. Hoje nos
treinos livres, mezzo seco mezzo molhado, nada de relevante, pois a chuva
quebra qualquer prognóstico. Apenas que Massa vem realmente melhorando, Alonso ainda
é o melhor da turma, a McLaren mostrou certa melhora com novas laterais, Toro
Rosso e seus pilotos andam bem na chuva, assim como Grosjean, da Lotus (que
estreou um sistema de duplo DRS como o da Mercedes, que desloca o ar para a asa
dianteira através de dutos internos quando aciona o DRS traseiro) e que Bruno
Senna tem sido prejudicado por ter que ceder seu carro para Valteri Bottas nas
primeiras sessões de sexta-feira, não tendo tempo de pista suficiente para
encontrar melhor acerto.
Vamos aguardar a classificação
amanhã para ver quem tem mais garrafa vazia para vender (como se dizia nos anos
80). Se chover de novo, vira loteria.
Abaixo um vídeo clássico para
matar a saudade do Old Hockenheim.
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