sexta-feira, 27 de julho de 2012

Hungaroring 2012


Lewis Hamilton (McLaren) foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres para o GP da Hungria, no Autódromo de Hungaroring, com 1:21.995. Kimi Raikkonen (Lotus) ficou em segundo (1:22.180), mostrando a grande evolução do finlandês, campeão mundial de 2007, na temporada. Felipe Massa e Bruno Senna, enfim, andaram muito bem na segunda sessão da tarde, com Bruno em terceiro (1:22.253) e Massa em quarto (1:22.417), exatamente o mesmo tempo que Button (McLaren). Até começar a chover e as posições não se alteraram.
Treino livre não quer dizer muita coisa, pois não sabemos com qual configuração os carros estão andando, mas faz bem finalizar um treino nas primeiras posições. Senna não andou de manhã, novamente cedendo seu carro para o piloto de testes, o finlandês Valteri Bottas, que fez o nono tempo de manhã. Com menos tempo para acertar o carro, conseguiu um bom equilíbrio, ficando a apenas 0.258 seg. de Hamilton. Massa andou na frente de Alonso e isso lhe dá mais confiança para a classificação amanhã. A Ferrari realmente acertou seu carro e hoje já briga pela ponta com seus dois pilotos.
A Red Bull andou mal, com Vettel apenas em oitavo (1:22.824) e Webber lá em 14º (1:23.814). Geralmente a Red Bull esconde o ouro nos treinos livres, mas acho que a proibição do mapeamento do motor (que simulava um controle de tração, permitindo os pilotos enfiar o pé no acelerador nas saídas de curva sem que as rodas girassem em falso), imposto pela FIA, pode ter afetado o desempenho do carro. 
Os pilotos novos queridinhos da mídia, Grosjean, Maldonado e Perez, andaram mal de novo e vem mostrando que é preciso precaução antes de dizer que os caras são bons, bem melhores que seus companheiros de equipe e tal. 
Mas o que importa é a classificação amanhã. Só aí poderemos dizer que vem forte. Pelos testes iniciais a previsão é de briga entre Ferrari e McLaren, com Lotus e Williams podendo surpreender. Mas não devemos descartar totalmente a Red Bull, afinal não sabemos com que configuração eles andaram hoje, se estavam pesados ou não, por exemplo.
Hungaroring é um case de sucesso. Desde sua estreia no mundial em 1986, com uma apresentação de gala de Ayrton Senna e Nelson Piquet (e aquela mítica ultrapassagem do Nelson sobre Senna, por fora na curva 1, fazendo drift), a pista nunca ficou sem sediar uma corrida nestes 26 anos. Tantos outros autódromos mais tradicionais já ficaram fora do calendário e Hungaroring sempre se manteve firme. Foi a primeira corrida em um país de regime socialista e sempre foi sucesso de público. Mas o traçado travado nem sempre proporciona muitas disputas, embora algumas provas foram excelentes como essa de 1986, a de 1989, a de 1997 com show de Damon Hill de Arrows, a de 2008 com largada fantástica de Massa e decepção pela quebra do motor no fim, quando ele liderava com folga.
Vamos esperar pela classificação amanhã. Enquanto isso veja a ultrapassagem do Piquet sobre o Senna em 1986 no vídeo abaixo. Uma das mais belas manobras da história do automobilismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário