sábado, 1 de setembro de 2012

GP da Bélgica - parte 1: O japonês voador e o leão de treino



Após longos 33 dias a Formula 1 retornou este fim de semana no GP da Bélgica. Circuito preferido de 10 entre 10 pilotos, Spa-Francorchamps nos reservou belas surpresas no treino classificatório de hoje. 
Ao contrário do temporal que caiu ontem nos treinos livres, o tempo foi de um sol lindo hoje, com temperaturas amenas, na casa dos 16°. Como as equipes não puderam aproveitar os treinos de ontem, somente no último treino livre de manhã é que elas puderam traçar suas estratégias e preparar seus carros para pista seca. Alonso foi o mais rápido neste treino com 1min48seg542. Colados nele vieram Raikkonen, Pérez e Kobayashi, já evidenciando que as Sauber seriam rápidas no classificatório. 
No treino que vale, à tarde, Button dominou desde o começo e ficou com a pole com 1min46seg573. Surpresa, pois ele não largava da primeira posição desde os tempos de Brawn. Foi sua primeira pole com a McLaren. Em segundo ficou o japonês voador, o verdadeiro, Kamui Kobayashi. Talvez esta seja a melhor chance de vermos uma vitória japonesa na F1 e terá a minha torcida. Este japonês tem encantado com sua agressividade, ousadia e velocidade desde sua estreia, substituindo Timo Glock na extinta equipe Toyota, no GP do Japão de 2009. Nas duas provas seguintes ele demonstrou coragem e raça ao dar o troco no então campeão Jenson Button em dois duelos de arrepiar. Fora sua corrida heroica no GP do Japão de 2010 aonde veio lá de trás, depois de trocar os pneus, e saiu passando todo mundo. Uma vitória sua amanhã seria fantástico. 
Ao seu lado larga o leão de treino, Pastor Maldonado. Como sempre muito rápido nos treinos e sujeito a cagadas de todo tipo na corrida. Desta vez começou já no treino. No Q1, onde foi o mais rápido, bloqueou Nico Hulkenberg, da Force India, atrapalhando sua volta rápida. Acabou punido com a perda de três posições e vai largar agora em sexto, ao lado de Alonso (ai, ai, ai). Assim Kimi Raikkonen, da Lotus, subiu para terceiro e passa também a ter grandes chances de vitória, pois tem o carro que menos consome pneus da temporada. Sérgio Pérez, companheiro de Kobayashi na Sauber, larga em quarto, provando que a Sauber vem com tudo mesmo. Alonso não blefou quando disse que a Ferrari ainda não tinha o melhor carro e larga em quinto. No braço. Hamilton ficou somente com sétima posição e se arrependeu de abrir mão da nova asa traseira com dutos que leva o ar até a asa dianteira, quando o DRS é acionado, sistema semelhante ao da Mercedes. Grosjean, Di resta e Vettel fecharam os 10 primeiros.
A corrida promete ser muito boa amanhã e a torcida é para Kobayashi. Vamos japonês!!!
Sobre os brasileiros, falo em seguida, em um post separado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário