sábado, 8 de setembro de 2012

GP da Italia - Monza parte 1: Até que enfim Massa!

A quanto tempo Felipe não sorria assim...

Hamilton e Button na primeira fila não foram novidade para ninguém. O grande destaque do treino classificatório foi a terceira posição de Massa e a décima colocação de Alonso. Felipe finalmente andou bem durante todo um fim de semana de F1 (até aqui). Sempre próximo de Alonso, conseguiu-se manter também à frente de carros geralmente mais rápidos que ele como a Lotus de Raikkonen, as Mercedes e as Sauber.
A verdade é que Monza é um circuito sem grandes desafios. É basicamente reta e chicane, com somente três curvas de verdade: a parabólica e as duas pernas da curva de Lesmo. E mesmo estas são simples de fazer. É por isso que em todo game de corrida esta pista está sempre presente, geralmente como a primeira disponível. A pequena diferença nos tempos (menos de um segundo de 1º para o 14º) comprova isso. Portanto o braço do piloto não faz tanta diferença assim. Chego a pensar que os pentelhésimos de segundo de diferença são mais um caso de sorte, vento de cauda, poeira na pista do que diferença de habilidade.
Surpresa mesmo, na verdade, foi a décima colocação de Alonso. Alegou que quebrou a barra estabilizadora da suspensão. Chegou a desdenhar do tempo de Hamilton, dizendo faria a pole fácil, se não tivesse problema. Mas na primeira tentativa do Q3 ele errou. Será que quebrou a barra mesmo? É muito raro ver um erro de Alonso, mas muito mais raro é ele admitir um erro.
Alonso dominou o Q1 e Q2, portanto é certo que se não errasse, quer dizer, se não tivesse “problemas com a barra” largaria no mínimo em terceiro. Seu tempo no Q1, 1min24seg175 lhe garantiria o terceiro posto.
NO Q1 as Marússia, Hispania e Caterham, como sempre foram eliminadas. Fez companhia a eles Nico Hulkenberg da Force India que teve um problema na bomba de gasolina de seu carro logo na primeira tentativa de volta rápida, ficando sem tempo marcado. Largará em último e será legal observar sua corrida de recuperação, já que tem um motor Mercedes que se mostrou o mais veloz nas longas retas de Monza.
No Q2 a briga foi feia entre Williams, Red Bull, Sauber, Toro Rosso e a Lotus de Jerome Dambrosio (que substitui o punido Romain Grosjean pela lambança na largada do GP da Bélgica) para ver quem passaria ao Q1. Destes, somente Vettel e Kobayashi passaram, deixando Webber, Maldonado, Perez, Senna, Ricciardo, Dambrosio e Vergne (nesta ordem) pra trás. Como Maldonado teve que cumprir punição, perdendo 10 posições também por lambança na Bélgica, largará em 22º e de Perez para cima todos sobem uma posição.
No Q3, Hamilton logo mostrou que é um dos pilotos mais rápidos do grid (quando usa a asa certa, rsrs) e tomou a pole, com 1min24seg010. Massa ficou um bom tempo em segundo com 1min24seg247, até Button fazer 1min24seg133 e fechar a primeira fila para a McLaren. Paul Di Resta fez um ótimo quarto tempo (olha o motor Mercedes aí de novo), mas como teve que trocar o câmbio, perdeu cinco posições e vai largar em nono, ao lado de Alonso. Assim, em quarto ficou Schumacher que tem sido constantemente mais rápido que seu companheiro de equipe Rosberg, que ficou em sexto (Novamente Mercedes, carro e motor). Entre eles, em quinto, ficou Vettel, que começa a se distanciar de Webber na briga interna da Red Bull. Em sétimo ficou Raikkonen (esperava mais dele e da Lotus, mas o motor Renault não ajuda muito em retas) e Kobayashi, o japonês voador, em oitavo.
Massa não tem carro para vencer as McLaren amanhã, mas como geralmente larga bem, pode pular na frente e movimentar a corrida nas voltas iniciais. Uma eventual, mas improvável, vitória sua amanhã ajudaria muito na renovação do contrato com a Ferrari, apesar de Lucca di Montezemolo, presidente da Ferrari, declarar que não o garantia na equipe nem com esta vitória, em entrevista concedida após o treino. Mas, muito mais que isso, serviria para ele recuperar sua autoestima, que tem sido o seu grande problema desde que Alonso chegou à equipe. Porém é bem possível garantir o pódio amanhã, já que Alonso terá carros velozes com motores Mercedes à sua frente. Por que, caso Alonso consiga uma recuperação e chegue a estar atrás de Massa, uma frase famosa será ouvida no rádio de Felipe...
As Mercedes devem pressionar Massa, mas as possibilidades de o resultado final da prova seguir o da classificação, entre os três primeiros, são grandes.
De Bruno Senna, nada de muito otimismo e se conseguir atingir a zona de pontuação estará no lucro. Seu discurso após a classificação foi o mesmo de sempre: faltou um pouquinho na volta, no carro...
Previsão de corrida bem disputada amanhã, com grandes retas e uso e abuso de DRS e Kers. A ver.

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